Filmes gravados em cenários turísticos do Estado do Rio de Janeiro são opções de lazer durante a quarentena

Em tempo de distanciamento social, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, os momentos ociosos são mais frequentes e uma boa opção é recorrer ao “cinema em casa”. Por esse motivo, o Rotas RJ preparou uma lista de opções de filmes que mostram o turismo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é oportunizar a todos uma “viagem” sem sair do sofá e contudo, estimular o desejo de conhecer os inúmeros cenários belíssimos que o estado do Rio de Janeiro possui, assim que a quarentena acabar.

Dentre a lista de obras, nacionais e estrangeiras, que mostraram no cinema as belezas do estado estão: Além de películas nacionais como Cidade de Deus, Corcovado e Central do Brasil, o Rio de Janeiro teve bastante protagonismo em obras estrangeiras. 

As lindas paisagens da cidade, com destaque para o Bondinho do Pão de Açúcar, tiveram destaque em “007 Contra o Foguete da Morte” (1979). Não é novidade que James Bond já passeou pelos quatro cantos do mundo, e o Rio de Janeiro não poderia ficar de fora. Neste filme, o agente interpretado por Roger Moore briga com serpentes gigantes, enfrenta as cataratas e descobre o Carnaval. Inclusive, a icônica cena da briga do protagonista com o vilão em cima do bondinho do Pão de Açúcar tornou-se uma das mais clássicas do cinema de ação.

Na “Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1” (2011), a Lapa e a Marina da Glória tiveram grande espaço no cinema. No longa Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) viajam a uma ilha fictícia para comemorar a sua lua de mel. O lugar corresponde às cidades de Rio de Janeiro e de Paraty, onde os astros causaram um verdadeiro furor em sua curta passagem. 

Os Mercenários (2010): Para o primeiro filme da franquia , o diretor e ator Sylveste Stallone escolheu o cenário do Rio de Janeiro. A história se passa em uma “pequena ilha da América do Sul”, correspondente à região de Mangaratiba. A atriz brasileira Giselle Itiê inclusive integra o elenco, ao lado de Jason Statham, Jet Li além de outros astros do cinema de ação. 

Velozes e Furiosos 5 (2011): Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio que traz o Brasil até no nome (pelo menos no título nacional) tem uma história cheia de brasileiros malvados e de traficantes perigosos, além de tomar várias liberdades com os cenários cariocas, como, por exemplo, o Museu de Arte Moderna no longa é mostrado como se fosse o Aeroporto Internacional do Rio, e os policiais andam em carros que a polícia do Estado nunca teve. Apesar disso, o público aprovou o longa, garantindo uma bilheteria expressiva no Brasil.

A capital fluminense foi também homenageada pela animação “Rio”, que reproduz várias pontos turísticos da cidade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.