O Caiçara – Sofisticação em meio à natureza

Há mais de 200 anos, a cultura Caiçara está presente na região de Casimiro de Abreu e municípios adjacentes. Colaborando para a não extinção de tais costumes e difundindo assim, a culinária caiçara local, coladinho ao leito do Rio São João, em Barra de São João, está localizado o restaurante O Caiçara, que trabalha com receitas centenárias.

De acordo com o advogado e proprietário do restaurante, Durval Fagundes, a cidade tem um apelo cultural caiçara muito grande.
Por tradição, a culinária é um dos itens mais valorizados das comunidades caiçaras que utilizam peixes, frutos do mar, banana da terra, corante natural (açafrão e urucum), mandioca e outros elementos abundantes na terra e no mar. Tudo fresco.

O Caiçara restaurante compõe o cenário magnífico da Beira Rio. Uma paisagem ímpar e privilegiada por testemunhar um dos mais belos pôr do sol do Brasil. A arquitetura colonial dá um charme especial e todo bucólico ao local.

A atmosfera de paz e tranquilidade, associada à gastronomia caiçara, à arquitetura antiga e toda natureza predominante no local, faz daquele pedacinho da Beira Rio de Barra de São João, uma potência turística em ascensão.

Movimentando a economia pesqueira local, O Caiçara conta com o abastecimento diário de pescado dos pescadores locais. “Nosso lema é ‘do barco para a mesa’. Afinal é contra os princípios da culinária caiçara estocar alimentos.

Por isso, sempre temos pescado e frutos do mar fresquinhos”, disse Durval, lembrando que o restaurante faz parte do Circuito Gastronômico e Cultural da Beira Rio, atualmente, composto por 5 estabelecimentos de primeiríssima qualidade.

Gastronomia e Arte. Além de sua original culinária, o Caiçara Restaurante também colabora para disseminar a cultura através de exposições de artes, fotografias, seresta, sarau, apresentação musicais locais, que valoriza os artistas da região, entre outras ações. Um dos eventos mais charmosos e esperados pelos turistas é o Pôr do Sol Musical, na oportunidade, uma canoa fica circulando ali no rio, com um músico multi-instrumentista encantando a todos ao som de sax, violão, violino, gaita, etc.

O restaurante funciona de quinta a domingo e conta com um amplo cardápio originalmente próprio. Dentre os pratos preferidos além do carro chefe da casa, o Robalo na Brasa com Banana da Terra, estão: o Cação Desfiado, Croquete de Sardinha, Camarão ao Coco, Escabeche à Espanhola, entre outras delícias que são servidas nos três ambientes, no salão do estabelecimento, numa área aberta ao fundo do restaurante e no gramado à Beira Rio.

Serviços: O Caiçara – Rua Andrade Silva, 1316 – Barra de São João
Casimiro de Abreu – RJ

Telefone: (22) 2774-5248

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.