FC&VB/RJ

O encontro entre o presidente do FCVBRJ e do CONDETUR (Conselho de Turismo da Região da Costa do Sol), Marco Navega, e do Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, aconteceu quinta-feira (18) no anexo do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, onde vários assuntos foram colocados em pauta para a melhoria do turismo no estado.

Entre eles a formalização das duas instâncias de governança da Costa do Sol e da Serra Verde Imperial, para que seja delineada ações futuras , tais como: promoções do turismo nas duas regiões; trabalhos e investimentos 100% formalizadas junto ao Ministério do Turismo, além de algumas carências específicas de cada região.

Ainda foi solicitado a Tutuca o ingresso de dois conselhos regionais no Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, com a atualização da lei que criou o Conselho Estadual de Turismo, para que sejam inseridas as instâncias regionais de modo FORMALIZADO.

Navega também aproveitou a oportunidade para apresentar uma carta da cidade de Quissamã que trata do turismo rural, afirmando que existe a necessidade em se formalizar esse tipo de turismo no estado. Para isso foi solicitado a reativação do “CONGETURA” (Comitê gestor de turismo rural no estado do Rio), para fazer um levantamento das cidades que querem fazer parte desse turismo rural, de forma ordenada e objetiva, minimizado recursos e maximizando as oportunidades de visitação do Interior.

Além disso, Navega completa: “O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem um portal de turismo rural e que está parado. O que a gente quer é que a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro coloque esse portal no ar, funcionando neste momento para reativar o turismo rural. Isso seria ótimo para suprir a necessidade de informação dos turistas que estão procurando as cidades próximas, que não estão aglomerando, para viajar”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.