Pousada Verbicaro, em Santa Maria Madalena,  estimula o Turismo Sustentável e propicia o contato direto com a natureza

Para quem gosta de desfrutar de momentos agradáveis com muita tranquilidade, longe do estresse das grandes cidades, e em contato com a natureza, o destino ideal é a Pousada Verbicaro, no munícipio de Santa Maria Madalena, localizada na Região Turística Caminhos da Serra, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

A Verbicaro, que comemora 14 anos nesta terça-feira, dia 22/06, prioriza práticas sustentáveis desde sua fundação, como por exemplo, tanto a piscina, quanto os chuveiros, utilizam aquecimento solar. Existem ainda estações de tratamento de água e esgoto. E o lixo é separado , encaminhado para a reciclagem e os óleos vegetais usados são reaproveitados para a fabricação de sabão.

Contudo, a Pousada Verbicaro acumula inúmeros prêmios em reconhecimento a essas ações, como o Prêmio Responsabilidade Socioambiental da Bacia de Campos; é a segunda empresa do Brasil a receber o título Céu Escuro – One Star at a time outorgado SiI ARLIGHI, AWB , a rede global StarPark e seu objetivo de educação para a proteção do meio ambiente noturno e melhoria da habitação humana são apoiados pelo programa MaB da UNESCO. Tem também o título “Governador Enrique Tomás Cresto”, pelo exemplo de sustentabilidade, título outorgado pela Federação Latino Americana de cidades , Federação Argentina de Municípios . O Título foi entregue em cerimonia no Senado Argentino. Além do título Neutro em Carbono, certificado pela OSCIP PRIMA – Mata Atlântica, Anexo à Pousada Verbicaro existe a RPPN VERBICARO (Reserva Particular do Patrimônio Natural), registrada no INEA RJ.

Já foram observados na Pousada Verbicaro 160 variedades de pássaros e em função disto e para protege-los todos os vidros da Pousada Verbicaro são verdes. Outra solução simples e eficiente utilizada pela pousada é a instalação de garrafas pets nos telhados para iluminar o roll da recepção.

A Pousada Verbicaro estuda a possibilidade de gerar energia elétrica através de células fotovoltaicas.

Além de fomentar o Turismo Sustentável, a Pousada Verbicaro oferece o Turismo de Lazer e de Aventura.

Cercada pela Mata Atlântica de exuberante beleza natural, a Pousada possui uma infraestrutura única, com construção universal , totalmente adaptada , pronta para receber pessoas de todas as idades, inclusive PCDs (pessoas com deficiências).

A Verbicaro é um refúgio ecológico para quem quer se desconectar e curtir momentos de paz, em meio à natureza, sem abrir mão do conforto.

Compreendendo 50 hectares, a Pousada oferece 15 quartos com ventilador de teto e ar-condicionado, frigobar, wi-fi grátis em todas as dependências, TV a cabo. O projeto da arquiteta Maria Clara Pinto Ferreira contempla amplas salas de estar com vários lounge compartilhados, para que as pessoas possam se socializar, interagir, conversar.

Opções de lazer não faltam. A Pousada possui piscina aquecida por sistema solar integrada à sauna, sala de jogos, churrasqueira, brinquedoteca, mini-fazendinha, fogo no chão, trilha na floresta até o mirante da Verbicaro e pesque e solte. Para aqueles que curtem algo mais radical, tem o rapel e o arvorismo.

Uma curiosidade é que cada suíte possui nomes de membros da família de Antônio Verbicaro, bisavô da Cristiana Verbicario.

Um pouco de história:
Vindo da Itália no final do século IXX , juntamente com seus primos, mas o destino seria Buenos Aires, na Argentina. Só que devido a um boato falso sobre uma epidemia de peste que estaria ocorrendo na cidade Portenha, a rota foi redirecionada e dois “Vericaro” desembarcaram no porto do Rio de Janeiro, e outros dois foram para Belém.
Antônio foi para a cidade de Campos dos Goytacazes trabalhar nas plantações de cana, mas sofria muito com o clima, pois vindo dos montes italiano, o clima tropical da baixada campista o castigava.
Então, um belo dia, um amigo comentou sobre uma cidade na região serrana onde o clima era muito agradável e poderia ser mais satisfatório para ele e moravam muitos italianos . Foi então que os primos Vericaro partiram em direção à Santa Maria Madalena, onde dormiram, nos primeiros dias, em baixo da sacada da Estação de Trem da cidade e percebendo uma oportunidade começaram a trabalhar como carregadores de bagagens. O negócio foi prosperando e logo compraram uma carroça, um dos dois puxava e o outro empurrava a carroça, carregada com as bagagens dos viajantes. Logo compraram uma mula, chamada Mulata, para facilitar mais o trabalho.
Os primos Vericaro investiram seus ganhos comprando fazendas de café e imóveis na cidade.
Um dia, os dois resolveram desfazer a sociedade e de forma muito harmoniosa dividiram os bens conquistados por eles.

Enfim, a Pousada Verbicaro ainda nem debutou, mas traz em sua bagagem muitas histórias e experiências incríveis.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.