Prefeitura de Mangaratiba vai promover o 1° Seminário de Turismo Sustentável da Cidade

Entre os dias 17 e 19 de agosto, Mangaratiba será palco do 1° Seminário de Turismo Sustentável da cidade. O evento, realizado pela Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Turismo e Cultura, irá promover três dias de imersão em palestras, oficinas e atividades de campo a fim de estimular e desenvolver as pontencialidades do turismo sustentável no município, bem como, debater os eixos temáticos essenciais para a retomada da atividade turística no período pós pandemia. A conferência será realizada no Casarão Histórico da Reserva do Sahy.

O Seminário, que tem como público alvo o trade turístico de Mangaratiba e região, contará com a participação de diversas autoridades e representantes do segmento turístico nacional e estadual. Dentre eles destacam-se: o Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, o Presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, a Presidente da Associação Brasileira de Eventos, Fátima Facuri, além de membros da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista, UERJ, INEA, Trem do Corcovado, entre outras entidades.

A programação do evento está dividida em três etapas. No primeiro dia acontecem, além de apresentações culturais, ciclos de palestras e mesas temáticas que vão debater o impulsionamento do turismo sustentável.

Entre os temas que serão apresentados estão: ‘Empreendendo no Turismo’, ‘A importância do Convention & Visitors Bureau’, ‘Turismo Rural: Perspectivas e Desafios’, ‘A importância da capacitação dos agentes de segurança no atendimento ao turista’, ‘Turismo em Unidades de Conservação’, Turismo de Natureza’, ‘Turismo de Aventura’, ‘Turismo de Eventos’ e ‘Turismo Acessível’.

Já o segundo dia do Seminário será dedicado às oficinas e capacitações sobre turismo de experiência, marketing digital, contextos históricos e outros temas. E no encerramento, os participantes ainda realizarão atividades externas com saídas de campo para diferentes pontos turísticos de Mangaratiba. O Parque Municipal da Pedra do Urubu, a Trilha do Curumim, no Parque Estadual do Cunhambebe, e o ponto de avistamento de botos na APA do Boto Cinza, serão as locações visitadas.Vale lembrar que o ciclo de palestras terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Mangaratiba.

As inscrições: Para participar do Seminário, os representantes do trade turístico da região deverão se inscrever gratuitamente pelo link https://www.sympla.com.br/1-seminario-de-turismo-sustentavel-de-mangaratiba__1283031?qrcode=true ou pelo site www.contato.bio/inscrição-mangaratiba. O cadastro já garante acesso ao ciclo de palestras e as oficinas. Apenas para as saídas de campo, as inscrições serão realizadas separadamente durante o evento.

Cabe ressaltar que as vagas para a participação presencial no seminário são limitadas e as inscrições estarão abertas até o dia 16/08.

Se encaixam no público alvo do evento: guias e agentes de turismo, responsáveis de pousadas, hotéis e restaurantes, e membros do segmento de transporte turístico de passageiros.

Confira a programação completa do Seminário: Dia 17/08/21 – Ciclo de Palestras- 8h – Credenciamento- 9:15h às 09:30h – Apresentação Cultural Jongo da Marambaia- 9:30h às 10h – Apresentação Mangaratiba Como Destino TuristicoPalestrante: Alan Campos da Costa – Prefeito de Mangaratiba- 10h às 10:20h – A importância do Turismo para a economiaPalestrante: Gustavo Tutuca – Secretário Estadual de Turismo- 10:20h às 10:40h – Desafios do Turismo no Pós PandemiaPalestrante: Sergio Ricardo de Almeida – Presidente TurisRio- 11h às 11:30h – Mesa: Empreendendo no TurismoPalestrantes: Sávio Neves (Presidente do Trem do Corcovado) e Gabriel Werneck (Presidente do Lagoa Aventuras)- 11:30h às 12:15h – Mesa: A importância do Convention & Visitors BureauPalestrantes: Luciana DeLamare (Vale do Café C&VB), Akira Taguti (Caminhos dos Jesuítas C&VB) e Marco Navega (Federação de C&VB do RJ)- 13h às 13:15h – Apresentação Cultural Capoeira de Mangaratiba- 13:15h às 13:45h – Turismo rural: perspectivas e desafiosPalestrante: Valeria Maria (SeTur)- 13:45h às 14h – Mesa: Importância da Capacitação dos Agentes de segurança no atendimento ao TuristaPalestrantes: Dra. Patricia Alemany (DEAT) e Noberto Marques (SMST)- 14h às 15h – Mesa – Turismo em Unidades de ConservaçãoPalestrantes: Philipe Campelo (INEA), Antônio Marcos Barreto (SMMA) e Claudio Maia (SECTUR)- 15h às 16h – Mesa – Turismo de NaturezaPalestrantes: Fabio Nascimento (SECTUR), Renato Texeira (ACTA), Alarico Moura (Ciclo), João Rafael (INEA) e Leonardo Flach (Projeto Boto Cinza)- 16h às 16:30h Turismo de EventosPalestrante: Fatima Facuri (ABEOC)- 16:30h às 17h – Turismo AcessívelPalestrante: Thiago Pereira (UERJ)Dia 18/08/21 – Oficinas- 8:30h às 9h: O Negro e a formação de Mangaratiba- 9h às 10h: Introdução ao Turismo de Experiência- 10h às 11h: Introdução ao Marketing Digital- 11h às 12h: Introdução a Fotografia com celularDia 19/08/21 – Saídas de CampoA partir das 9h:- Avistamento de Botos Cinzas na Baia de Sepetiba – APA do Boto Cinza, Itacuruçá- Trilha do Curumim – Parque Estadual do Cunhambebe – Sahy- Rapel no Parque Municipal da Pedra do Urubu – Centro/ Mangaratiba

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.